Realizou-se, em Macomia, um treinamento em práticas sustentáveis e hortas domésticas, com o objetivo de fortalecer os conhecimentos e as habilidades da comunidade na produção alimentar sustentável.
A formação teve a duração de quatro dias, sendo dois dedicados à componente teórica e dois à componente prática, abordando temas essenciais como preparação do solo, sementeira, irrigação, manejo sustentável e cuidados com hortas domésticas.
O treinamento foi encerrado com a entrega de kits de agricultura doméstica aos participantes, como forma de incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e promover a continuidade das atividades de produção sustentável nas residências.
Durante a cerimónia de encerramento, Maurede Sanane, participante da formação, destacou a importância dos materiais recebidos, afirmando: “as coisas que recebi são importantes e vão ajudar-me. O pulverizador vai ajudar a eliminar as pragas para que as culturas estejam bem no campo. A enxada vou utilizá-la para capinar e fazer os canteiros; a catana irá ajudar a organizar o campo no corte de arbustos, e o regador será usado para fazer a irrigação das culturas no campo” destacou.
Sanane, também falou sobre a ultilidade dos materias que recebeu afirmando que “as coisas que recebi são importantes e vão ajudar-me. O pulverizador vai ajudar a eliminar as pragas para que as culturas estejam bem no campo. A enxada vou capinar com ela e fazer os canteiros; a catana irá ajudar a organizar o campo no corte de arbustos, e o regador irá ajudar a fazer a irrigação das culturas no campo” disse.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto Okupali, que é implementado pelo IDES, apoiada pela ESA HF Mozambique, e contribui para o fortalecimento da segurança alimentar, a promoção de práticas ambientais responsáveis e o empoderamento das comunidades locais.



