O Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Satar Abdulgani, concedeu hoje uma Audiência ao IDES, para proceder com oLançamento do Projecto de Fortalecimento Municipal, denominado Ulipihera Wa Município, cujo o pilar é a voz do Municipe emdialogo com sua Edilidade.
Ulipihera Wa Município é um projecto financiado, pela DAI LOGOS/USAID e será implementado pelo IDES, nos Municípios de Nampula e Pemba. Cujo objetivo central é o fortalecimento da governação municipal e o ambiente de negócio e insere-se se no âmbito da gestão inclusiva e participativa do cidadão aos planos de desenvolvimento Municipal promovendo um diálogo contínuo e capacitação e aperfeiçoamento dos instrumentos da governação municipal.
O Edil de Pemba, agradeceu e por sua vez aproveitou para convidar a todos os membros da sociedade civil, para prestarem a sua colaboração nas tarefas prioritárias da urbe, de modo a alcançar as metas previstas nas principais agendas de desenvolvimento da Edilidade e agradeceu a inclusão da Cidade de Pemba, nesta abordagem junto dos parceiros estratégicos locais e externos.
Na mesma audiência, o EDIL apresentou a proposta de estrutura organizativa dos MotoTaxistas de Pemba, no qual o IDES, tem uma larga experiência, no anterior programa de sucesso do Boda-Boda de Mocímboa da Praia, tendo o Edil recomendado, que a mesma fosse replicada na Cidade de Pemba, uma vez que estão avançados os passos, um melhor serviço urbano de Moto taxistas da Baía de Pemba Dentre as recomendações dadas pelo Edil, constam a necessidade de partilha constante de informação com a Edilidade e Munícipes sobre a materialização dos projectos de Impacto social.
Num outro desenvolvimento, o Edil Satar Abdulgani, olhou com esperança o envolvimento dos parceiros, no Plano de Requalificação Urbana da Cidade de Pemba, tendo focado o aproveitamento turístico da histórica Cidade Baixa de Pemba com enfase aos Estudos do Património Edificado, alertou ao IDES, na qualidade de uma instituição que também contempla a componente de Estudos Sociais, para liderar o campo de pesquisas sociais, com a colaboração dos munícipes e divulga los, para os respetivos beneficiários.
Por outro lado, o IDES agradeceu a disponibilidade da Edilidade e as lições, aprendidas desde 2022, no âmbito do fortalecimento da governação Municipal regional norte.