O Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social (IDES), através da sua equipa técnica do Pro-educa, apresentou ao Director Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chiure, Pedro Gil, o projecto “Ufuntha Nithutxaka”, que significa “Aprender Brincando” na língua local. É um projeto trienal comprendido entre os anos (2024-2026) que é financiado pela Oxfam Dinamarca através da Parceria Global para Educação (GPE) pelo programa Educação em Voz Alta (EOL). O IDES como co-lider implementador ao nível da província de Cabo Delgado e a Facilidade-ICDS na província de Nampula se unem para combater os fracos resultados da educação,o projeto se concentrará em: Coletar e analisar dados sobre resultados de aprendizagem e inclusão/desigualdade social na educação. Examinar como os recursos públicos estão sendo gastos na educação.
O objetivo é utilizar essas evidências para promover a responsabilidade social e abordagens baseadas em direitos na educação neste contexto desafiador.O evento teve como objectivo apresentar o projecto e suas metodologias inovadoras de ensino que utilizam a brincadeira como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento infantil de pouco mais de 1700 alunos nas 10 escolas abrangidas pelo projecto bem com as crianças que não tiveram acesso a matricula e da frequência de professores nas salas de aula.
O Director Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia recebeu o projecto com entusiasmo e reconheceu a importância da iniciativa para o desenvolvimento de competências intelectuais das crianças. Ele afirmou que esta acção irá impulsionar o progresso dos alunos e ajudar o sector a mitigar os factores que influenciam no fraco desempenho escolar. Enfatizou que o professor é o actor principal nesse processo e que é necessário que ele tenha competências para atender à demanda educativa.
Por fim, o Director Distrital se comprometeu a apoiar o projecto e a trabalhar em conjunto com a equipa do IDES para garantir o sucesso da sua implementação. O projecto “Ufuntha Nithutxaka” visa promover o desenvolvimento de competências de literacia l através de metodologias em alusão crianças com idades compreendidas dos 7 aos 16 anos. O projecto também trabalha para aumentar a frequência de professores nas salas de aula, o que contribui para um melhor acompanhamento dos alunos.
O IDES e seus parceiros estão confiantes de que o projecto “Ufuntha Nithutxaka” terá um impacto positivo na vida das crianças de Chiure e quiçá toda a província de Cabo Delgado.