IDES e h2n formam 200 observadores para garantir transparência e inclusão nas Eleições Gerais de 2024

IDES e h2n formam 200 observadores para garantir transparência e inclusão nas Eleições Gerais de 2024

No âmbito do projecto CORAGEM, a h2n, em parceria com a Plataforma DECIDE, do Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social (IDES), deu início a uma série de formações focadas em observação eleitoral e direitos humanos. A primeira formação ocorreu neste sábado, 17 de Agosto, em Nampula, com a participação de 75 observadores. No total, a iniciativa pretende formar 200 observadores nas províncias de Nampula, Zambézia, Cabo Delgado e Niassa.

Estas actividades visam promover maior transparência, integridade e inclusão durante as eleições gerais de 2024, com especial atenção aos direitos humanos e à participação de mulheres, jovens e pessoas com deficiência.

“Esperamos que cada um de vocês colabore com os jornalistas das rádios comunitárias apoiadas pelo CORAGEM, ajudando na produção de evidências sobre os principais acontecimentos do processo eleitoral. A informação em tempo real que vocês fornecerão para as plataformas DECIDE e CONTROLA será crucial para monitorar o processo e fortalecer a democracia em Moçambique”, destacou Hélder Xavier, Director do projecto CORAGEM, na abertura do evento.

Na sua intervenção, Prof Dr Fidel Terenciano, Director Executivo do IDES, enfatizou que “a abordagem de intervenção da plataforma DECIDE, é sobre observar com responsabilidade, integridade, respeito e apresentar incidentes eleitorais baseadas em evidências reais e evitar informações sensacionalistas, que pouco contribuem para a promoção da participação política e fortalecimento dos actores da democracia”.

Por seu turno, Wilker Dias, Director da Plataforma DECIDE, enfatizou que “todos observadores devem ser neutros, com vista a garantir o maior sucesso das actividades e a cima de tudo a boa imagem individual e colectiva”

Esta formação representa um marco significativo no cumprimento do Objectivo 4 do projecto CORAGEM, que busca ampliar a participação nos processos eleitorais e garantir o acesso à justiça para as populações desfavorecidas.

O projecto CORAGEM é financiado pela USAID e implementado pela h2n nas províncias de Nampula, Zambézia, Cabo Delgado e Niassa.

facebook sharing button
twitter sharing button
email sharing button
sharethis sharing button

Deixe um comentário