O Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social, IDES, está a realizar uma auscultação comunitária em quatro distritos de Cabo Delgado, para a instalação do Observatório Comunitário dos Direitos e Paz (OCDP) que deverá garantir a protecção e observância dos direitos e partilha de narrativas para paz e inclusão social naquela província do norte do país.
Esta actividade está inserida no âmbito do Projecto de Iniciativas Locais para a Resiliência Comunitária e Coexistência Pacífica entre as comunidades, em Cabo Delgado.
O trabalho de auscultação projectado e implementado pelo IDES vai beneficiar as comunidades da localidade de Afungi no distrito de Palma, Namanhumbir em Montepuez, Nanduadua em Mocímboa da Praia, bairro Nanga em Macomia, Muripa em Balama, aldeia de Meculane, posto administrativo de Katupua, distrito de Chiúre.
O Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social espera que a implementação da iniciativa abranja outros distritos da província.
A organização espera ainda que a partir desta auscultação comunitária os observatórios sejam criados, instalados e funcionais a partir de Outubro do presente ano.
IDES + Esperança